VetLab Medicina Laboratorial Veterinária

quarta-feira, 23 de outubro de 2013

Qualidade VetLab


O objetivo de implantar um sistema de controle de qualidade é reconhecer e minimizar os erros analíticos no laboratório, permitindo avaliar a performance do laboratório. Tem por finalidade a obtenção de resultados confiáveis e seguros. Para atingir esse objetivo, a equipe de Garantia da Qualidade do laboratório implantou um Sistema de Controle da Qualidade que permite:
• Garantir a qualidade de todos os resultados obtidos na rotina diária;
• Tomar providências imediatas para eliminar as causas das não conformidades encontradas através de ações corretivas;
• Tomar  medidas  preventivas  para  evitar  uma  nova  ocorrência  das  não  conformidades encontradas.

No VetLab são empregados:

• Controle Interno da Qualidade
• Controle Externo da Qualidade ( Ensaios de Proficiência )

O controle de qualidade, composto por ensaio de proficiência e controle interno, avalia continuamente a fase analítica do laboratório. Ganhou importância com o tempo e passou a ser uma ferramenta fundamental para a operação de laboratórios em todo o mundo. Preconizado na ISO 17025 e outras normas similares voltadas para laboratórios de ensaio, é também requisito usual em processos de acreditação e até regulamentado em alguns setores, como para alimentos e produtos de uso veterinário pelo MAPA, para laboratórios clínicos pela RDC ANVISA 302/2005 e para hemoterapia pela RDC ANVISA 153/2004.

O ensaio de proficiência, também conhecido como controle externo, é uma prova prática periódica. Uma sistemática de avaliação do desempenho analítico, por meio da qual os laboratórios analisam materiais similares aos da rotina, para avaliar, ajustar e padronizar seus processos junto ao mercado.

O controle interno é responsável pelo monitoramento frequente da reprodutibilidade analítica, visando identificar e eliminar erros inerentes ao processo de análise.

Estes dois controles, aliados a uma gestão comprometida com a qualidade, promovem um profundo conhecimento dos processos de análise e garantem a confiabilidade dos resultados laboratoriais.

O primeiro programa de Controle de Qualidade Veterinário foi introduzido em 2006 pela ControlLab e reconhecido pela Sociedade Brasileira de Medicina Veterinária. Desde o início o VetLab participa com excelência todos os anos e a partir de 2012 passou a realizar também  o ensaio de proficiência da Rede Metrológica do RS.

A ControlLab diferencia-se ainda por buscar o aprimoramento contínuo, fundamentado em qualidade e confiabilidade. Característica que proporcionaram à empresa diversos reconhecimentos, como ser o primeiro Provedor de Ensaio de Proficiência do Brasil habilitado pela ANVISA/REBLAS, em agosto/2001 e conquistar o selo ISO9001, com a chancela Bureau Veritas/Inmetro e Bureau Veritas /UKAS, em junho/2003.

A Rede Metrológica RS é uma das maiores provedoras da América do Sul de Ensaios de Proficiência, cadastrada no EPTIS (European Proficiency Testing Information System) desde novembro de 2006.

"Realizar exames Veterinários com qualidade, confiança, segurança e rastreabilidade de todas as etapas, com o objetivo de melhorar continuamente o Sistema da Gestão da Qualidade, demonstrando o comprometimento e atendimento as necessidades dos clientes e das autoridades regulamentadoras com base na norma ABNT NRB ISO/IEC 17025:2005."

Este é o objetivo do VetLab e somos o primeiro laboratório do estado do Rio de Janeiro a conseguir a acreditação. Veja escopo no site do INMETRO clique aqui

Nenhum comentário: