VetLab Medicina Laboratorial Veterinária

sexta-feira, 30 de agosto de 2013

Herpesvírus felino

A principal afecção da conjuntiva é a conjuntivite. Ao contrário do que ocorre em cães a conjuntivite em gatos geralmente é desencadeada por causas primárias (vírus ou bactérias). O herpesvírus tipo I (HVF-1), o Calicivírus, Chlamydophila felis e, eventualmente Mycoplasma spp. são os principais agentes etiológicos. A secreção mucopurulenta constitui-se no sinal clínico mais comum geralmente associada a quemose, hiperemia, blefarospasmo, prurido e ceratoconjuntivite seca.


O vírus HVF-1 penetra por via nasal, oral ou conjuntival, causando infecção primária do epitélio nasal com subsequente proliferação para o saco conjuntival, faringe, traquéia, brônquio e bronquíolos. As lesões são caracterizadas por necrose multifocal do epitélio, com infiltração neutrofílica e inflamação.

As excreções virais têm início 24 horas após a infecção e, geralmente, duram cerca de uma a três semanas. Os quadros agudos são resolvidos em 10 a 14 dias. Alguns animais podem desenvolver lesões crônicas no trato respiratório superior e tecidos oculares. Durante a infecção, o vírus se espalha ao longo dos nervos sensoriais e alcança os neurônios, particularmente o gânglio trigêmio, ao qual é o principal sítio de latência.

A doença aguda clássica (doença citolítica) apresenta sinais como rinite, conjuntivite, úlceras de córnea (superficiais ou profundas), secreção nasal, hiperemia conjuntival e corrimento seroso. Na doença atípica aguda, poderão aparecer distúrbios dermatológicos, viremia e pneumonia. Também são relatadas úlceras e crostas nasofaciais, tosse, sinais multi-sistêmicos e, finalmente, o óbito (morte súbita em gatinhos muito jovens e neonatos).

Na doença crônica (doença imunomediada), observa-se ceratite estromal, sinusite crônica, edema de córnea, cegueira, lise vascular, corrimento nasal crônico e uveíte. A infecção por HVF-1 causa tipicamente doença aguda do trato superior, assim como doenças oculares, que podem ser particularmente graves em animais jovens. A replicação viral leva a lesões ulcerativas e erosivas das mucosas superficiais, produzindo rinite, conjuntivite e, ocasionalmente, úlceras de córnea.

Herpesvírus Felino 1 (FHV-1) - Rinotraqueíte Viral Felina

Material: 0,5mL Soro ou Plasma EDTA

Método: ELISA

Condições de envio: Refrigerado

Prazo: 7 dias

Código:719

Panleucopenia, Herpesvírus e Calici Vírus Felino - IgG

Material: Soro ou plasma em EDTA 0,5mL. Estabilidade R - 3 dias; C - 6 meses

Método: ELISA

Comentários: Este kit tem a finalidade de determinar no soro de felinos, o título de anticorpos IgG do Vírus da Panleucopenia Felina (FPLV), do Herpesvírus Felino (FHV) e do Calici Vírus

Felino (FCV). O objetivo principal deste kit, é fornecer uma ferramenta útil para avaliar o estado da imunidade de gatos, relativo a estes três patógenos. Como tal, ele pode determinar o título de IgG antes e após a vacinação ou a validação da vacina.

Panleukopenia Felina também conhecida como cinomose ou enterite infecciosa felina, é uma doença viral altamente contagiosa que pode matar, gatinhos e gatos adultos não vacinados. Os sintomas incluem início súbito de febre, falta de apetite, desidratação, depressão, vômitos e tonturas. Gatos infectados podem apresentar diminuição do número de células no sangue.

Herpesvírus Felino é causada por FHV do tipo 1, também conhecido como rinotraqueíte felina viral. Os sintomas incluem espirros, tosse, fotossensibilidade, edema conjuntival, ocular e corrimento nasal. Também febre, depressão e falta de apetite. Úlceras da córnea podem desenvolver se, o que pode levar a infecções graves e mesmo à cegueira.

O Herpesvírus felino é comumente associado a doenças oftálmicas em gatos, sendo a causa mais frequente de conjuntivite e ceratite nessa espécie, pelo fato de poder permanecer latente nos tecidos oculares. As alterações oculares mais relacionadas ao Herpesvírus são a conjuntivite, ceratite e seqüestro de córnea.

Calici Virus Felino é um vírus respiratório, causa uma doença semelhante um resfriado humano. É um vírus RNA, e é mais resistente do que o Herpesvírus Felino, embora os seus sintomas podem aparecer menos grave. Os sintomas são semelhantes aos de FHV, mas geralmente incluem úlceras na língua. Pneumonia pode se desenvolver, levando a altas taxas de mortalidade em filhotes.

As lesões orais são muito comuns na infecção pelo Calicivírus felino uma vez que esse vírus é isolado de mais de 80% gatos com doença oral crônica, tendo forte relação com o surgimento de faucite aguda e crônica. As ulcerações iniciam-se como pequenas vesículas que se rompem expondo a necrose do epitélio adjacente concomitante a eritema e edemaciação das gengivas.

Prazo: 2 dias

Código: 883



Perfil Respiratório Felino

Material: 0,5 mL de soro ou plasma + 1 swab de secreção nasal.

Condições de coleta: Não estar em uso de antibióticos por 10 dias. Enviar o material no mesmo dia da coleta.

Exames realizados: ELISA IgG para Herpesvírus felino e Calicivírus felino + Pesquisa de Chlamydophila felis e Bordetella bronchiseptica

Comentários: As doenças respiratórias superiores são muito comuns na espécie felina e rotineiramente observadas na prática clínica. Geralmente são causadas pela ação do herpesvírus felino, calicivírus felino, Chlamydophila felis e Bordetella bronchiseptica. Os sinais clínicos associados são a secreção oculonasal, espirros, conjuntivite e ulceração oral.

Dentre as conseqüências destacam-se a rinosinusite, pólipos nasofaríngeos, gengivoestomatite, seqüestro de córnea, ceratite superficial e profunda e conjuntivite.

Prazo: 2 dias.

Código: 886



Nenhum comentário: