VetLab Medicina Laboratorial Veterinária

terça-feira, 19 de maio de 2009

Você sabia que água que seu animal bebe pode transmitir várias doenças?

O VetLab realiza análise de água utilizando os seguintes parâmetros: Ph, Cloro, Coliformes totais e Coliformes fecais.
As medidas de pH são de extrema utilidade, pois fornecem inúmeras informações a respeito da qualidade da água. Geralmente um pH muito ácido ou muito alcalino está associado à presença de despejos industriais. Águas com pH ácido podem causar corrosão nos canos e liberar metais pesados como chumbo e cobre na água; com encanamentos antigos este problema se agrava ainda mais.
O cloro é usado pelas estações de tratamento para desinfetar a água. Porém, o excesso de cloro prejudica o sabor e o cheiro da água que vai ser utilizada para beber ou na culinária em geral.
Os coliformes são bactérias, dentre as quais a Escherichia Coli é considerado o mais específico indicador de contaminação fecal recente e de eventual presença de organismos patogênicos. Elas vivem no interior do intestino dos animais de sangue quente. Isso tem uma grande importância para a avaliação da qualidade da água pois se estas estiverem contaminadas por fezes de animais ou humanos, fatalmente receberão coliformes. Portanto, a presença de coliformes indica que a água não é própria para consumo, pois pode conter outros parasitas transmissíveis pelas fezes como a Giardia, o Cryptosporidium, Isospora, Entamoeba, Salmonela entre outros que podem causar doenças tanto em seres humanos quanto em animais.
Orientações para coleta:
Os frascos para coleta e remessa de água devem ser estéreis e com capacidade de no mínimo 100ml. O VetLab fornece os frascos. Todos os frascos devem ser identificados com local data e hora da coleta. Os frascos devem ser imediatamente refrigerados e enviados ao laboratório no mesmo dia.

Os resultados são liberados em 2 dias úteis!

Nenhum comentário: